Os automobilistas prevaricadores vão ser brindados com autocolantes nos vidros dos seus carros. A campanha deverá arrancar nos próximos meses
A Câmara de Aveiro vai desafiar a população local a colar o chamado “Selo da Censura” nos carros mal estacionados. O objectivo é, “de forma cordata e cívica, censurar os automobilistas que estacionam em cima dos passeios ou impeçam a livre circulação dos peões, colocando um autocolante no vidro da porta do condutor”, explicou Élio Maia, líder do município.
Ainda sem um calendário completamente definido, a iniciativa deverá ser implementada nos próximos meses no âmbito do programa Active Access, que faz parte da “aposta do município nas condições que valorizem o peão e na reforma da vivência da cidade”.
Os carros bem estacionados, em contrapartida, receberão o “Selo de Urbanidade”, que funcionará como “prémio” e “reforço positivo” aos automobilistas cumpridores. Estes autocolantes proporcionarão descontos no comércio local ou o acesso a um sorteio de prémios, explicou o presidente da autarquia. A campanha será desenvolvida em colaboração com os comerciantes e incidirá especialmente em “períodos fortes” como o Natal, a Páscoa, o Verão, o S. Gonçalinho ou o Enterro do Ano.
Haverá, ainda, um terceiro tipo de dístico – o “Selo Chique é Andar a Pé” –, que será distribuído em colaboração com os serviços de Cultura da Câmara, Teatro Aveirense, Centro Cultural e de Congressos ou Associação Académica da Universidade de Aveiro. Esse selo procurará incentivar os cidadãos a fazerem os seus percursos a pé ao mesmo tempo que fará a divulgação de actividades culturais em agenda no concelho.
Sinalética própria
O Active Access, coordenado pelo arquitecto José Quintão, é um projecto que visa contribuir para que a população mude os seus maus hábitos na estrada e opte por uma “mobilidade mais suave, activa e sustentável”.
Será criado um portal na Internet com informações sobre este plano ou com mapas que os interessados poderão descarregar. Serão ainda distribuídos mapas com distâncias em minutos entre estabelecimentos comerciais, equipamentos e pontos de interesse paisagístico ou cultural. Outra iniciativa será a instalação de sinalética nas ruas que oriente os transeuntes, nomeadamente a partir dos parques de estacionamento ou das paragens de transporte público existentes no concelho.
Por outro lado, está a ser estudada a implementação de descontos nos parques de estacionamento para os clientes dos estabelecimentos comerciais aderentes e a elaboração de um cartaz de animação para “criar dinâmicas urbanas que atraiam fluxos pedonais ao espaço público”.
http://www.diarioaveiro.pt/main.php?srvacr=pages_13&mode=public&template=frontoffice&layout=layout&id_page=9590
Para quando uma iniciativa destas em Setúbal?
Farto de me ver obrigado a fazer zig-zag quando me desloco a pé nos passeios em Setúbal, por culpa dos condutores que, de forma egoísta, teimam em lá estacionar os seus veículos, decidi-me a criar este blogue no qual irei colocar fotos dos infractores, expondo assim a impunidade que se passa na cidade sadina por parte de certos condutores que não sabem viver em sociedade e respeitar o próximo.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
sábado, 26 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)