Na Avenida Jaime Cortesão, no passeio oposto ao Quartel da GNR, estaciona-se assim. E é a própria GNR a dar o MAU exemplo:
Como é óbvio, com exemplos assim vindo de quem deveria ser o primeiro a NÃO infringir a lei, o condutor comum pensa para si que também terá o direito a estacionar em cima do passeio, pelo que depois acontece isto:
Muitos mais exemplos haviam nesta Avenida de estacionamentos em cima do passeio. Tendo em conta que esta é uma zona da cidade sadina com predominância de moradores e peões idosos, seria expectável por parte das autoridades uma atenção redobrada ao mau estacionamento, que impede os referidos idosos de se deslocarem em segurança nos passeios que lhes pertencem.
Em relação ao veiculo da GNR, enviei o seguinte e-mail para a própria:
ResponderEliminarExcelentíssimos,
Sou um cidadão português, residente em Setúbal, natural da mesma cidade que, revoltado com a falta de civismo, educação e respeito por parte dos condutores da referida localidade, decidi-me a criar um blog de seu nome Passeio Obstruido em Setúbal, onde exponho fotografias de veiculos indevida e ilegalmente estacionados em cima do passeio, que impedem que os peões, em particular os mais idosos e os portadores de deficiências motoras, se desloquem em segurança. Este é, aliás, um flagelo não só desta cidade, mas da sociedade em geral, flagelo este que não tem sido, até agora, devidamente combatido pelas autoridades, que raras vezes actuam no combate a esta infracção ao código da estrada, preferindo passar ao lado e ignorar, sendo que os veiculos infractores continuam a ocupar os passeios e os peões são obrigados a contorná-los pela estrada, com todos os perigos inerentes a esta mesma acção.
Mas o mais grave é constatar que são as próprias autoridades, essas que deveriam ser as primeiras a dar o bom exemplo, a fazer exactamente o contrário e a contribuir para o sentimento de impunidade que grassa nas cabeças daqueles que se acham no direito de invadir os passeios com os seus veiculos.
Em Setúbal, na Avenida Jaime Cortesão, uma zona já de si constituida maioritariamente por uma população idosa, encontro um veiculo da GNR estacionado em cima do passeio, exactamente no lado oposto ao Quartel da dita autoridade. Isto aconteceu no dia 2 de Maio de 2011 por volta das 11 horas da manhã. Segue em anexo uma fotografia tirada por mim do referido veiculo.
Quero uma vez mais alertar para a péssima imagem que este tipo de exemplo dá, não só à própria GNR, mas também à autoridade em geral. Este tipo de exemplo nunca deveria acontecer, a não ser em situações de emergência, coisa que não se passava no momento em que a foto foi tirada.
Faço votos para que tal infracção não se volte a repetir, sendo que continuarei na minha senda pela exposição das más práticas, no sentido de que os infractores sejam assim envergonhados em praça publica e comecem a pensar duas vezes antes de cometerem atropelos à lei e ao civismo.
Peão Indignado